Um filme de campanha posiciona Hillary Clinton, candidata à presidência dos Estados Unidos, de forma muito semelhante a Dilma Rousseff, na disputa eleitoral de 2014.
Enquanto a presidente brasileira foi apresentada pelo marqueteiro João Santana como dona de um “coração valente”, que teve coragem pessoal e fibra para a luta política desde os tempos da ditadura militar, a ex-primeira dama norte-americana surge no clipe como uma antiga e persistente “lutadora”.
A peça, lançada em meados de junho, mostra fotos e filmes de toda a carreira de Hillary, desde os tempos de estudante de Direito até a secretaria de Estado, cargo que ocupou no primeiro governo de Barack Obama.
A candidata fala sobre seu trabalho com as crianças e não evita abordar o fracasso que colheu na tentativa de reformar o sistema de saúde dos EUA, quando lutou por ele como primeira-dama, no período de governo de Bill Clinton. “Você tem que se levantar do chão e continuar lutando”, diz ela, um tema que ecoa em todo o anúncio.
O filme também trata do histórico discurso de Hillary em 1995, em Pequim, onde ela declarou que “os direitos humanos são direitos das mulheres e os direitos das mulheres são direitos humanos”.
Conheça o trabalho: