Todo baseado em animações, o segundo programa nacional do PSB investiu na ideia de uma aula sobre a crise política. Das raízes da crise e seus desdobramentos econômicos à saída positiva e o caminho das mudanças necessárias.
O filme exibido em cadeia nacional de rádio e televisão no último dia 22 é uma peça de forte crítica ao governo federal. Se por um lado a opção foi não citar nomes ou usar qualquer imagem que identifique a presidente e seu partido, por outro, o PSB não poupou palavras duras para criticá-los.
Definindo a crise política atual como um problema de incompetência gerencial, uma pergunta do texto do filme ecoa: gente, isso é um governo de esquerda?
O roteiro do filme procura explicar os motivos da crise econômica e suas consequências para os trabalhadores. Sempre relacionando estes temas com a falta de investimentos e cortes promovidos pelo governo federal. Ele é o “personagem” do filme do PSB.
Frases como “Pátria Educadora é só um slogan de propaganda de TV” e “O resultado [da redução dos investimentos federais em saúde] é visto no descalabro dos postos e hospitais, pois os municípios deixaram de receber investimentos do governo federal. Até programas como o farmácia popular serão atingidos.” Dão ideia das críticas feitas pelo programa.
A metade final, ao melhor estilo arco íris depois da chuva pesada, traz as soluções e o programa defendido pelo partido. O Novo Federalismo, nome dado para comentar a pauta do municipalismo e divisão dos recursos é o que mais chama atenção. Segundo o texto: “Menos dinheiro no ralo do governo federal e mais recursos aplicados diretamente aí, na sua cidade e no seu estado.”
A única figura do partido citada no filme é o Senador João Capiberibe, mas de forma muito breve. Ele é citado quando surge o exemplo da Lei de Transparência – Lei Nº 12.572/2011 – apresentada como de sua autoria e exemplo do trabalho sério do PSB. No mais, os únicos citados são as figuras históricas ligadas ao partido como Miguel Arraes, João Mangabeira e Eduardo Campos.
Assista aqui ao segundo programa nacional do PSB de 2015: