Em tempos de grande influência das rede sociais, a comunicação criou novos hábitos e formatos. Postar e receber vídeos, imagens, áudios e outros arquivos, muitos deles com piadas, é comum hoje em dia.
Seja no trabalho, em casa ou em movimento, com os celulares e tablets na mão, republicar e transmitir mídia virou um ato corriqueiro. Expressões saídas dos meios de comunicação já fazem parte do dia a dia das redes: retuitar, roubartilhar.
Os temas e assuntos são os mais variados, do futebol às celebridades, passando pela política e todo tipo de amenidades. Nessa intensa comunicação, os Memes ganham grande destaque. Uma soma de imagem com frases, que comunica de maneira rápida e, normalmente, sarcástica e engraçada. São uma febre e há diversos sites onde se pode gerar um Meme em instantes, basta ter uma imagem e uma ideia na cabeça.
Apesar de muito atuais, os Memes não são exatamente uma novidade. Nos anos 1960, as Fotopotocas criadas por Ziraldo, com ajuda de Sérgio Augusto, Fernando Seixas e outros jornalistas, enchiam de humor e crítica as páginas da revista O Cruzeiro. As semelhanças com os Memes são muitas, apesar das imensas diferenças técnicas que separam os dois tipo de humor.
Ricardo Chaves, do blog Almanaque Gaúcho, coletou algumas delas. Outras estão disponíveis na internet. Veja uma seleção abaixo:
Juscelino com as chaves da cidade, na inauguração de Brasília…
Os difíceis primeiros tempos na nova capital…
Jânio dá aconselhamento estético a Dutra…
Carvalho Pinto elogia a moda eclesiástica para Jango…
Jango cercado por um grupo leal de militares…
Richard Nixon visita o Brasil e conhece o humor dos habitantes…
Craque do momento, Pelé não escapa do Serviço Militar e faz juramento…
Castelo Branco, o novo ditador no poder, não era exatamente um galã…
O famoso sorriso de JK resistia a todas as decepções…

